No Dia dos Professores, celebrado nesta quinta-feira (15), o candidato à prefeitura de Salvador pelo Podemos, Bacelar, denunciou o descaso da atual gestão com a categoria. De acordo com podenista, há seis anos os educadores não recebem aumento salarial. “A prefeitura não valoriza nossos professores, que são a base do país. É um absurdo isso”, disparou.

Bacelar denuncia que o desprezo da prefeitura vai além. Desde março auxílios alimentação, transporte e periferia (adicional pago aos profissionais alocados em escolas de difícil acesso) foram suspensos sem justificativa. “É uma mesquinharia cortar os benefícios de nossos educadores, que já recebem tão pouco. Pior, sem nenhuma explicação. A atual gestão acha o que? Que os professores não comem? Daqui a pouco vão retirar os salários também”, disparou.

O candidato reforça importância do reconhecimento profissional da categoria, destaca propostas para melhorar as condições de trabalho dos educadores e relembra os três anos que comandou a Secretaria Municipal da Educação do Salvador (Smed).“Os nossos professores são verdadeiros heróis. Merecem respeito, valorização e melhores condições para exercer essa profissão tão necessária. Valorizar o professor é garantir educação de qualidade para as nossas crianças. O reajuste salarial é um direito deles, que vou garantir, a partir de 2021, quando for prefeito de Salvador”, afirmou.

Trajetória

A luta de Bacelar pela educação é antiga. A gestão do podenista no comando da Smed foi marcada por diversos benefícios na educação municipal, onde os professores receberam o maior reajuste concedido à categoria nos últimos tempos e as unidades escolares passaram por reforma, atingindo cerca de 70% do total da rede. Nos três anos que chefiou a pasta, Bacelar foi responsável pela reestruturação de 230 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Além disso, implantou o Programa de Alimentação Escolar. O projeto foi realizado em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, reconhecido pelo FNDE como o mais bem sucedido programa nutricional das redes públicas municipais de ensino.

Ele também recebeu o prêmio do MEC de Inovação na Gestão Educacional – concedido pela implantação do Mapa Digital da Educação. Projeto que implantou a matrícula digital dos alunos e o diálogo institucional para a solução dos problemas cotidianos da gestão escolar.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




Deixe uma resposta